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3 dicas simples para entender custos

Geral Postado em 19 de junho de 2023

3 dicas simples para entender custos

É comum ouvir pessoas comentarem comigo sobre dificuldade em entender custos, acredito que isso se deve, em grande parte pelo menos, a dificuldade em entender os conceitos e terminologias utilizadas quando falamos sobre esse tema.

Outra dificuldade que pelo menos eu tive no início era entender o processo de apropriação dos custos, como atribuir aos processos, departamentos e produtos?

Aí quando você acha que está entendendo vem a dificuldade em entender as diferenças entre os sistemas de custeio, como por exemplo o custeio por absorção, custeio direto, custeio por atividades etc…

Pensando nisso, sugiro algumas dicas para quem quer estudar sobre o tema:

  • 1 – Entenda os principais conceitos e terminologias

Para aprender qualquer tema é necessário antes entender as terminologias utilizadas, somente assim você será capaz de fazer conexões entre as várias informações e criar um conhecimento sobre o que se está estudando.

No caso de custos, sugiro estudar os conceitos de: Gastos, Desembolso, Custo, Despesa, Investimento, Perda, Desperdício, Custos Diretos, Custos Indiretos, Custos Fixos, Custos Variáveis, Custeio por Absorção, Custeio Direto, Custeio por Atividades(ABC).

  • 2 – Crie um passo a passo de como atribuir os custos

Elaborar um passo a passo de um processo é muito útil para que você aprenda pela repetição, depois que estiver mais seguro é mais fácil avançar e começar a entender processos mais complexos.

Por exemplo, no sistema de custos por absorção você poderia estabelecer o seguinte passo a passo:

  1. Dividir a empresa em departamentos ou centros de custos;
  2. Classificar esses departamentos em administrativos, auxiliares a produção e produtivos;
  3. Definir critérios de rateio para cada conta de custo e despesa, por exemplo: a conta de aluguel seria rateada entre os departamentos da empresa de acordo com o metro quadrado utilizado, assim, os departamentos que utilizarem uma metragem maior terão uma maior parte do valor do aluguel atribuído a eles.
  4. Coletar os dados necessários para o cálculo dos percentuais de rateio que serão atribuídos a cada departamento ou centro de custo;
  5. Listar as contas e classificar entre custos e despesas, alocando os gastos aos seus respectivos departamentos ou centros de custo de acordo com os critérios de rateio;
  6. Elaborar um mapa de localização dos custos por conta e departamento ou centro de custo;
  7. Coletar dados da produção para ratear os custos indiretos alocados nos departamentos auxiliares aos departamentos produtivos;
  8. Atribuir os custos indiretos aos produtos de acordo com os critérios de rateio estabelecidos;
  9. Elaborar planilha de consumo de materiais diretos no período;
  10. Calcular o custo dos produtos.
  • 3 – Entenda o propósito de cada sistema de custeio

É necessário saber quais as respostas o sistema de custeio é capaz de fornecer, por exemplo, o sistema de custo por absorção é mais voltado para análises de eficiência dos processos produtivos como custo unitário de produção, custo de desperdício, produtividade etc. Já o custeio direto possibilita o cálculo do ponto de equilíbrio, análise de custo-volume-lucro, margem de contribuição etc…

Abaixo disponibilizo também uma planilha que pode ajudar a entender um pouco mais o processo de custeio e as principais diferenças entre custeio por absorção e custeio direto.

Baixar a planilha de custos

Fonte: http://blog.luz.vc/
Disponível em: http://blog.luz.vc/o-que-e/custo-de-oportunidade-voce-sabe-o-que-e/